sexta-feira, março 19, 2004

Fazer ciência no Brasil

Apesar deste título um tanto presunçoso, acho que ele é muito bom para o propósito que tenho. Começar a discutir aqui, com meus poucos leitores habituais e alguns ocasionais, o que é fazer ciência no Brasil.

Este assunto me é pertinente porque acabo de iniciar o mestrado em Medicina Veterinária na UFMG. E sem bolsa de auxílio institucional. Dependerei mais uma vez das economias de minha mamãe.

Acabo de ingressar aqui e vejo que tanto na UFMG e ainda mais na UFRRJ (entidade na qual estou me graduando e que melhor conheço), os recursos para pesquisa e manutenção são cada vez mais escassos. É cada vez mais difícil conseguir financiamento para pesquisas e até mesmo para a iniciação científica.

O que fazer então? Relato o meu caso: completei os créditos de meu curso de graduação em Medicina Veterinária (mas ainda não colei grau nem tenho registro no Conselho, ou seja, não posso atuar como médica veterinária ainda). O problema é que deveria ter me graduado em dezembro do ano passado, mas devido a greves das IFEs (instituições federais de ensino) como a que estudei, estou SEIS MESES atrasada em relação ao término de curso e registro!!!

A minha sorte é ter sido aprovada logo para o mestrado, então saí da graduação direto para a pós.

Aí vem o mais importante: minha formação será de mestre em Medicina Veterinária Preventiva e pesquisadora (quanta presunção!!! :D), mas não sei o que farei com estes títulos.

1- não sou muito fã de clinicar... reconheço que até que não sou ruim apesar de minha ainda inexperiência, mas vejo que após um curto espaço de tempo se tornaria enfadonho.

2- minha formação é direcionada ao estudo e controle de doenças animais, principalmente as de relevância econômica para a produção animal. Apesar da enorme importância desta ocupação para a economia brasileira, o governo investe quase ou nada nos serviços de defesa animal. Nós veterinários é que nos danemos, lutando contra o que a maioria das pessoas não vê (microorganismos) e sem dinheiro para isso.

E o pior... eu gosto mesmo é de ciência!!! Como faço então?