sexta-feira, agosto 22, 2003

L U T O

Luto

Na última terça-feira, perdemos o embaixador brasileiro nas Nações Unidas, Sérgio Vieira de Mello, vítima de um ataque terrorista na sede da Organização das Nações Unidas em Bagdá. Devo reconhecer que tinha grande simpatia pela figura de Vieira de Mello devido ao fato deste ser infelizmente um dos poucos brasileiros cuja imagem no mundo sempre esteve ligada a uma causa que acredito eu ser de grande relevância: a paz. Ainda me lembro de quando ainda no primário, e depois no ginásio, tínhamos que escrever redações a respeito deste tema e sempre dizíamos que “cabia a nós lutar pela paz no mundo”.
Éramos crianças de 11 – 12 anos e tínhamos a mais convicta certeza de que sinceramente faríamos diferença em uma sociedade como a nossa.
Hoje, aos 22 anos de idade, vejo como meu modo de encarar este assunto mudou com o passar dos anos... como mudei em relação à fé que tinha no “futuro”... agora vejo que este futuro “chegou”... ou melhor, acho que sempre aqui esteve... apesar de isto ser já um "lugar comum", acredito que só podemos mudar o agora, o presente... o futuro ainda é incerto.
A diferença de Vieira de Mello para aquelas crianças que fomos é o fato deste ter vivido este "presente"... ele estava lá quando foi preciso no Camboja... na Rússia... Kosovo... Timor Leste (quando foi a primeira vez que ouvi falar dele)... e Bagdá.
A coisa mais tocante para mim foi ver o desespero de funcionários e de sua esposa, tentando tira-lo dos escombros ainda instáveis... não quero nunca ter idéia do que seja perder alguém muito querido de uma forma assim... tão instantânea...
Desde já expresso meu luto por esta perda.