quinta-feira, janeiro 08, 2004

Estatísticas e sua aplicação prática (I)

"The World Health Organisation estimates that between 50 million and 100 million people around the world contract dengue fever each year. Of that number, 12 000 die."

"A probabilidade de se contrair uma doença através da picada de um mosquito é de cerca de 1 em 100.000.000."


Partindo destas estimativas (a primeira recebi via PROMEDmail e a segunda vi em um documentário sobre mosquitos no Discovery Channel), devo ver que o risco de contrair dengue (esta seria a terceira vez por mim computada) é relativamente baixa e de morrer desta doença é menor ainda.

Levando em consideração o fato de eu já ter anticorpos contra pelo menos 2 sorotipos diferentes deste vírus (não sei dizer para quais tenho... devo lembrar o leitor que a reinfecção é um dos fatores desencadeantes do quadro clínico de "dengue hemorrágico" cuja severidade é muito mais alta e letalidade idem), vejo que devo realmente me preocupar com esta nuvem de mosquitos que invade meus aposentos neste exato momento e me submete a uma "dança" digna de um cossaco porém rica em produção de áreas irritadas na minha pele pelos tapas e arranhões autoinflingidos!!!

Concluindo:

"SOCORRO!!!"