segunda-feira, janeiro 26, 2004

A Teoria Japonesa

Descobri, por completo acidente, que agora tenho o pacote de canais internacionais da Directv. Logo eu que sou uma xenófila.... fiquei felicíssima!!! Agora, em meus momentos de “tédio televisivo”, posso assistir algum videoclipe árabe, uma novela italiana, as últimas notícias do sumo no Japão... são tantos canais... e eu não entendo nada!!! O que consigo entender é a RTPi (rede de TV estatal da terra de Cabral... desde que não seja o noticiário da Ilha da Madeira) e algumas poucas palavras da TV5 (canal estatal francês).

Enquanto eu zappeava (um de meus esportes favoritos e que leva à loucura quem gosta de assistir comerciais), descobri um programa infantil japa no canal NHK... uma descoberta e tanto, eu diria! Mas o mais engraçado era ver aquele “mar” de crianças parecidíssimas e que berravam no auditório do programa.

E aí surgiu meu questionamento: “Como os japoneses reconhecem uns aos outros? São todos parecidíssimos entre si!”

Em um churrasco levantei esta questão (resolução nº1 de 2004: evitar o uso recreativo do álcool... nos faz falar e fazer sandices). Me responderam: “Simples. Na saída da escola, as crianças correm para seus pais, já que estes mesmos não conseguem saber direito quais são seus filhos”.

E aí vem o problema nº 2: “Como é que as crianças sabem quais são seus pais? Eles também são todos iguais!”.
Em casa, fiz o mesmo questionamento e obtive a seguinte hipótese de minha mãe (não, ela não bebe nada alcoólico!!!): “Pelo cheiro!”

Minha mente científica ainda não resolveu esta questão. E permanece o mistério....

Será que é por isso que os jovens japoneses se vestem de forma tão colorida... para diferenciar-se uns dos outros?

Mandem sugestões; eu prometo discuti-las.