quinta-feira, setembro 04, 2003

Cultura brasileira for export

Tem umas coisas para gringo ver que chegam a ser risíveis. Tais como os filmes sobre aquele ritmo “tipicamente” brasileiro chamado “lambada”. O primeiro grande erro é o fato de se dizer que este é um dos inúmeros ritmos nacionais. A lambada foi criada por um grupo de músicos chamado Kaoma. Alguns dos integrantes desta banda realmente eram brasileiros, mas o ritmo? No!!!
E o pior são os filmes feitos sobre o tema... o clássico do gênero é “Lambada, a Dança Proibida” que começa com uma cena antológica: uma aldeia de índios astecas no meio da floresta amazônica (????????!!!!!!!) está em meio a uma de suas cerimônias... índios lutam “capoeira”(Santo Deus!!! Nos acuda!!!!!) e então começam a “dança da fertilidade”...... como? Adivinha! Lambada.... e no meio da selva!!!!! No meio do suposto ritual aparece aquele ator, cujo nome desconheço, que tem a cara meio desfigurada e que participou de todos os filmes-lixo do SBT. O cara é um “madeireiro”... quer derrubar a “floresta” (muito fake)... e o “cacique” manda sua bela filha (morena, mas não tem a mínima cara de índia) sair pelo mundo mostrando a “cultura” da “tribo” para tentar salvar o seu “povo”... a moça acaba como empregada doméstica nos States... sendo perseguida pelo filho louro-tarado-topetudo da patroa... é despedida (sacanagem!!! Puro preconceito!!! Ela estava enfeitiçando o “garoto”!!!)... e acaba sendo stripper e participando de um concurso de lambada... que obviamente ela ganha... junto com o Zé Topete.

Um outro filme “bom” sobre o mesmo tema é “Lambada, o filme” ..... o SBT também adora..... no qual o cara é um respeitável professor de matemática de dia e à noite dança lambada... como um louco.... pena que esse eu não vi.

Pior são adjetivos em documentários do Discovery... a “luxuriante floresta tropical”.... então é por isso que esses gringos vêm para cá e ficam enlouquecidos... devem achar que a galera anda pelada... pega o “cipó das sete” para ir para o trabalho... e toma leite de onça no café da manhã.... é impressionante!!!

E o pior é que nós mesmos começamos a achar o mesmo. Dia desses no Globo Repórter o apresentador se referia a araras e papagaios como animais “exóticos”... caramba!! Exótico é leão, girafa, zebra!!!

É cada uma que eu escuto!!!