Ainda não tenho os vencedores desse ano, mas em todo caso copiei do site do "O Globo" a lista dos vencedores de 2002.
Bom é saber que vários ganhadores são colegas veterinários ou mesmo relativos à área.
Aproveitem este momento de ilustração!!!
Biologia - 'Comportamento de Corte de Avestruzes (Struthio camelus) para com Humanos em Fazendas Britânicas', dos britânicos Norma Bubier, Charles Paxton e Charles Deeming. O estudo foi publicado na revista 'Birtish Poultry Science' (Ciência Britânica de Aves Domésticas) em setembro de 1998.
Física - 'Demonstração da Lei da Decomposição Exponencial Usando Espuma de Cerveja', de Arnd Leike, da Universidade de Munique, na Alemanha. A pesquisa saiu no 'European Journal of Physics' em janeiro deste ano.
Pesquisa interdisciplinar - O prêmio foi conferido a Karl Kruszelnicki, da Universidade de Sydney, pela realização de uma extensa pesquisa sobre curativos para umbigo: quem compra, de que cor, por quanto...
Química - Reorganização da tabela periódica de tal forma que ela virasse uma figura de quatro pernas, algo parecido com uma mesa. O feito é de Theo Gray, da organização Pesquisa Wolfram, de Champaign, no estado americano de Illinois.
Matemática - Os vencedores foram os cientistas indianos K. P. Sreekumar e G. Nirmalan, da Universidade Agrícola de Kerala, pelo relato analítico: 'Estimativa da Área de Superfície Total em Elefantes Asiáticos (Elephas maximus indicus)'. O estudo foi divulgado na revista 'Veterinary Research Communications'.
Literatura - 'O Efeito de Sublinhados Pré-existentes e Inapropriados sobre a Compreensão da Leitura' rendeu o Ig Nobel aos americanos Vicki Silvers, da Universidade de Nevada, e David Kreiner, da Universidade do Estado do Missouri. O relato foi publicado em 1997.
Paz - Pela 'promoção da paz e harmonia entre espécies', o prêmio foi para os japoneses que inventaram o Bow-Lingual, um tradutor de latidos que indica que emoção os cães pretendem expressar com cada tipo de som. O tradutor foi criado pela empresa Takara, pelo Laboratório Acústico do Japão e pelo Hospital Veterinário Kogure.
Higiene - Mais um prêmio para pesquisas com animais de estimação. O vencedor foi Eduardo Segura, da empresa Lavakan de Aste, em Tarragona, na Espanha, inventor de uma máquina de lavar cães e gatos.
Economia - Foi para uma lista interminável de empresas recentemente citadas em escândalos financeiros, entre as quais Enron, Merril Lynch, WorldCom, Xerox e Arthur Andersen. A justificativa: pela adaptação do conceito matemático de números imaginários para uso no mundo dos negócios.
Medicina - O estudo 'Assimetria Escrotal em Homens e em Escultura Antiga' foi publicado em 1976 na renomada revista científica britânica 'Nature'. Finalmente, foi reconhecido com um Ig Nobel. A pesquisa é de Chris McManus, da Universidade College London.